Muitas pessoas desejam ingressar em uma instituição de ensino superior, porém não podem pagar de imediato as finanças que são exigidas pela faculdade, devido a esse fato o governo criou o famoso Fies. E agora você vai saber tudo sobre o FIES.
Com o Fies é possível tornar realidade o sonho dos que desejam fazer um curso superior sem demais problemas, pois o banco faz um empréstimo para esses universitários sonhadores.
Veja abaixo como funciona o Fies.
O que é o Fies?
O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior ou popularmente também chamado de Fies, surgiu em 1999 com o intuito de ajudar estudantes que não possuem condições financeiras de pagar uma universidade.
O Fies nada mais é do que um empréstimo que o governo disponibiliza para os universitários para que o valor da faculdade seja menos pesado para o bolso dos estudantes.
Os números do FIES
61.352 contratos formalizados pela Caixa Econômica Federal
20 contratos formalizados pelo Banco do Brasil
132.725 estudantes em preenchimento
3.893 inscrições já foram confirmadas pelos estudantes; falta validar pela CPSA para encaminhar ao banco.
9.710 inscrições ainda não foram contratadas, mas já foram enviadas ao banco
48.995 acessos liberados de estudantes
30.202 estudantes entraram no site e já pediram senha, mas o acesso não foi liberado
307 validados pela CPSA e ainda não enviados ao banco
412 inscrições reabertas pela CPSA para correção pelo estudante
331.173 estudantes, considerando os que já contrataram, os que tiveram a inscrição vencida e os que ainda estão navegando no sistema
Quem pode participar?
Para que o candidato se cadastrar no Fies é necessário algumas especificações, como por exemplo:
Pode participar quem acabou de ingressar na faculdade, não esteja inadimplente em um programa de crédito educativo anterior, precisa estar matriculado ou se matricular numa instituição cadastrada pelo Fies e que possui notas positivas no Mec, ter executado o Enem, entre outras especificações.
Como funciona?
Depois que o Fies verificar todos os requisitos acima, é preciso fazer a inscrição, pela internet, no programa do MEC, e o mais importante, precisa ser aceito.
Durante o período letivo do estudante, deve ser pago um valor de, no máximo, 50 reais por mês, e então, quando o curso termina, o universitário entra num período de carência de 8 meses para pagar o restante do financiamento.
Porém são cobrados alguns juros nas mensalidades excedentes a esses 8 meses, mas são mais baratos do que os empréstimos normais, assim o estudante tem a possibilidade de pagar o restante da dívida sem se complicar financeiramente.
Como me cadastrar?
Para poder se cadastrar é muito fácil, basta você preencher a ficha de inscrição que fica localizada no site da Caixa Econômica Federal, depois imprima o boleto gerado por eles e entregue na sua faculdade.
Ao entregar o boleto, é gerado um protocolo de confirmação da sua inscrição e então a inscrição começa a ser válida para aqueles escolhidos.
A importância de uma boa faculdade
Ingressar em uma boa faculdade é essencial para o futuro de todos, então com o Fies as pessoas podem fazer com que esse futuro fique ainda melhor e ainda mais qualificado.
Com uma boa universidade faz com que o aprendizado do candidato seja melhor e então, consequentemente, as oportunidades de emprego ficam ainda melhores.
Ter um curso superior, hoje em dia, é essencial na carreira de qualquer pessoa, seja na educação ou somente por gostar de aprender ou estudar.
Existem outras formas para ingressar em curso superior além do FIES:
Dê está dica para seus amigos compartilhando em suas redes sociais.