Aos 22 ano, o jovem paraibano Kalebe Lael Costa Dionísio foi aprovado em dez concursos públicos federais se tornando assim um recordista em nomeações oficiais e notícia em veículos como G1 e Folha de São Paulo.
A primeira vez que ouvi falar nele foi através de uma amiga que passou em um concurso na cidade de Santo André.
Ao parabenizar ela, perguntei se foi difícil estudar para os concursos e ela me falou que aplicou o método do jovem que passou em dez concursos.
Fiquei bem surpreso na época e fui ler as matérias sobre ele e o tal curso ensinando o método de estudo.
Após obter tanto sucesso com seus métodos de estudos, métodos esse que começou a elaborar aos 17 anos, Kalebe se tornou oficial de justiça do Tribunal Regional do Trabalho.
O método foi nomeado de Tripé da educação, o tripé é formado por resumo, resolução de questões e revisão.
Um dos grades segredos é a revisão periódica, afinal uma matéria estará fresca em sua mente quando você acabou de ler um livro ou apostila, porém com o tempo o conhecimento não ficará tão claro na sua mente, e as revisões são o passo importante para manter o conhecimento fresco na cabeça.
Essa é apenas uma parte do método do jovem especialista em passar em concursos, outros passos são:
Organização para elaborar seu plano estudos com um concurso específico em mente.
Perseverança, afinal é importante estudar e se dedicar a cada assunto da prova.
Pesquisa, para conhecer o método e práticas de cada concurso.
Variedade, fazer um cronograma que intercale matérias para melhorar memorização ao ver o assunto todos os dias e não se cansar estudando apenas um assunto por horas.
Intervalo, paradas estratégicas para se distrair e refrescar a mente antes de entrar em parafuso com horas a fio de estudo.
Tudo isso está presente no guia de 12 módulos onde ele ensina pessoas como aplicar seu método de estudos e passar em concursos públicos.
Após ler sobre o método cheguei a conclusão que faz bastante sentido, afinal muita gente acaba apenas estudando desorganizadamente, gastando muitas horas e sendo pouco efetiva.
Pelo que entendi do método e pelo que minha amiga me falou, a ideia é organizar as informações do edital e pesquisar sobre a prova.
Isso ajuda a definir a estratégia do que estudar, o que não estudar e o que esperar, afinal ser surpreendido deixa qualquer pessoa nervosa em uma prova.
Os módulos do guia são:
- Por que fazer concurso público
- Como escolher o concurso
- Por onde começar
- Como organizar o edital
- O tripé da aprovação
- Estudando para passar
- Conhecendo as principais bancas
- Técnicas de chute
- Reta final
- Como manter a saúde
- Como tirar 100 na redação
- Como não desanimar depois de uma reprovação.
E ainda há três bônus com acervo de informações e um guia para ser mais produtivo nos estudos, eu com certeza preciso desse.