Segundo post da série currículo passo a passo aqui no Dicas de Currículo, um passo a passo no qual vamos falar brevemente sobre cada parte do currículo separadamente. Hoje vamos falar sobre o resumo do currículo.
O que é o resumo no currículo?
O resumo é uma das primeiras partes do currículo, normalmente posicionado ou depois das informações pessoais ou do objetivo. Lá você escreve sobre suas habilidades de forma concisa, como o nome diz é o resumo do seu currículo.
Também é usado por selecionadores para saber um pouco sobre a personalidade da pessoa, a maneira como ela se enxerga. Nem todo mundo coloca o resumo no currículo, mas para quem tem poucas informações, se torna bem útil, pois é um meio de se vendar ao recrutador.
Como escrever o resumo?
O resumo deve ser escrito em texto corrido e como falado anteriormente deve ser curto, por isso escreva ele de maneira objetiva, evitando encher linguiça, o recrutador não quer perder tempo, fazê-lo ler um texto enorme sem conteúdo praticamente te elimina do processo seletivo.
Você deve escrever no resumo sobre sua experiência profissional e formação acadêmica, destacando seus principais feitos, se você conseguiu alcançar uma meta importante, melhorar um processo da empresa, o resumo é o lugar perfeito para essas informações. Mas apenas para os principais feitos, não adianta listar vinte feitos, você acaba perdendo o destaque dos melhores resultados, deixe para colocar os feitos menores junto a experiência profissional, os cursos para aprimoração profissional de extensão vão a área de cursos extracurriculares.
Receba nossas dicas por e-mail:
Dicas para escrever o resumo
Se você tem pouca experiência profissional, pode falar algo mais sobre o objetivo, “evoluir na carreira” e também sobre cursos complementares, o que aprendeu no mesmo e o que têm feito e estudado.
Evite ficar se elogiando todo o tempo no resumo, passa uma impressão de falsidade e arrogância, frases como “sou o melhor em tal atividade” podem gerar esse efeito e muitos menos use adjetivos não coerentes como engraçado, bonito e adjetivos similares.
Uma dica importante, talvez a mais importante de todas é que o resumo é aliado do objetivo, quando o recrutador lê o resumo deve pensar que você é feito para aquela vaga, veja pontos chaves da vaga em comum com sua experiência e escreva no resumo para potencializar suas chances.
- Sem elogios
- Seja conciso, claro e objetivo.
- Escreva sobre suas experiências
- Use o resumo para mostrar seus estudos (se você não tem experiência)
- O resumo é aliado do objetivo,
Esse foi o primeiro post da série que fala sobre passo a passo de cada parte do currículo.
Veja os outros posts da série currículo passo a passo:
Resumo do Currículo
Formação Acadêmica no currículo
Experiência Profissional no Currículo
Conhecimentos técnicos e de línguas
Como colocar cursos no currículo
Gostou do post compartilhe em suas redes sociais, dúvidas e sugestões, use os comentários.